top of page

o

que é

biologia da construção.

BIOLOGIA DA CONSTRUÇÃO - GEOBIOLOGIA              

"Princípios da arquitetura ecológica, saudável e biológica em projetos".

Biologia das Construções (Conhecida como a bíblia do arquiteto)

Em 1936 publicou-se a primeira edição alemã do livro “Arte de Projectar em Arquitectura” de Ernst Neufert, obra emconstante revisão e actualização, com várias edições (18ª edição em Portugal) e nela encontramos um capítulo específico com o título “Biologia da Construção”. Nesta obra, Neufert realiza um processo de síntese, abordando de forma concisa e extensamente ilustrada, uma ampla quantidade de informação, abordando as investigações e contribuições da Geobiologia, ciência que estuda a relação entre os seres vivos e o lugar no qual habitam.

 

Neufert faz referência aos estudos observacionais assim como às investigações dos Doutores Hartmann e Palm, a respeito da influência das radiações telúricas na saúde humana. Expõe como através do estudo da Geobiologia, na sua prática médica, o Dr. Hartmann constatou como alguns dos seus doentes mostravam uma clara melhoria ou remissão dos seus sintomas com o simples gesto de mudança de localização da sua cama para uma zona livre de agentes geológicos como correntes de água, fissuras ou gretas do subsolo, as quais actuam como zonas de saída preferencial das radiações terrestres, como a radiação gamma, o gás radón e outras radiações telúricas. De facto, as observações do Dr. Hartmann são constatadas na prática habitual dos estudos de Geobiologia.

No livro “A Arte de Projectar em Arquitetura” são também incluídos os estudos do engenheiro alemão Robert Endros e do Professor Karl E. Lotz, acerca do efeito na saúde das radiações geofísicas ou telúricas, que emanam desde o interior da terra, alcançando a superfície terrestre e afectando as pessoas localizadas na vertical das mesmas.

Como se comprova, a prospecção geobiológica serve para analisar/valorar o factor de biohabitabilidade do lugar onde vivemos, com o fim de melhorar a nossa qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Não obstante a importância deste tipo de parâmetros, hoje em dia, muitos arquitectos licenciam-se sem conhecer aspectos da construção em relação com a Biologia do Habitat e a saúde dos seus moradores, apesar do livro de Neufert ser um dos livros de referência tanto de arquitectos como de engenheiros e incluir há dezenas de anos este tipo de conhecimentos. Muita informação se tem “perdido” ao longo das sucessivas revisões. #biologiadaconstrucao #geobiologia

 

Desta forma, pode-se afirmar que uma construção sustentável não pode gerar doenças, como os prédios que acarretam a Síndrome do Edifício Enfermo (SEE).

Existem terrenos homogêneos e terrenos que apresentam grandes anomalias magnéticas, cuja explicação se dá através da presença de minerais ferromagnéticos ou às rupturas ou descontinuidade dos subsolos minerais. Nestes locais geopatogênicos é comum verificar nas edificações gretas ou fissuras nas paredes, além de problemas de umidade ascendente.

 

Quando se trata de residências, o arquiteto deve retratar a casa como um elemento acolhedor, e esta deve atender às imagens arquetípicas do abrigo, condicionantes de uma casa emocionalmente satisfatória. Os arquétipos do abrigo defendido por Jung e Freud são a caverna (necessidade instintiva de refúgio), a clareira (necessidade da abertura, para a luz e para o ar), o jardim (necessidade de se relacionar com a natureza) e a água (elemento essencial à vida).
 

   CAUSAS NOS SERES HUMANOS

Depressão, dores de cabeça, distúrbios do sono, brigas/discussões, obstrução a prosperidade, organismo não absorve vitaminas, nervosismo, bloqueio criativo, estagnação e dificuldade na atividade profissional, estresse, dificuldade de concentração, deposito de calcário no sistema circulatório, retenção de líquidos.

SBN (Soluções baseadas na Natureza)  é um termo guarda-chuva que define abordagem e propostas inovadoras que visam solucionar problemas socioambientais utilizando a natureza e sua energética como fonte de inspiração. #solutionbasednature #sbn 

Assim, ao respeitar processos naturais e aproveitar recursos ecológicos, tais soluções são estratégicas para combater desafios atuais complexos, como as mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o gerenciamento de águas e a melhoria da qualidade de vida das pessoas e outros seres no ecossistema.  #ecossistema #nascentesdeagua 

* O médico "trata a doença".

* O arquiteto geofísico trata a "causa da doença".

 

"A doença nos seres humanos também conhecida como “doenças silenciosas” pode iniciar pela (doença da terra)" e pode manifestar após 5 anos... 

 "Lithopuntura " e sua eficiência. 

 “Destruam as cidades e conservem os campos, que as cidades ressurgirão. Destruam os campos e conservem as cidades, e estas sucumbirão”.

Abraham Lincoln

DELÍRIOS DE UMA CIVILIZAÇÃO

              Ana Maria Primavesi

"Você acreditaria que os seus problemas esta relacionado com, seu cansaço físico , mental e suas doenças, podem estar intimamente ligados a sua casa! 

Quer saber como? 

Faça uma análise do local com o geoarq.Welton Santos para saber como poderá solucionar esses problemas"

A.JPG

           Consultoria/Projetos 

                Arquitetura & Biologia da Construção

"Principios de Arquitetura Ecológica, Saudável e Biológica em Projetos"

 

             Welton Santos

              esp. geoarquiteto

                São Paulo - SP - Brasil

bottom of page